quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Omakaze com precinho camarada

Restaurante japonês em NY tem em cada esquina e para todos os bolsos e gostos. Tem uns que são chinês-japonês. Servem as duas cozinhas e sempre acho os sushis e sashimis de origem duvidosa. Tem os bem tradicionais que servem a colônia japonesa na cidade localizados em Midtown perto do Japan Society.  Além dos uber caros como Masa e Sushi Yasuda.
Outro dia andando pelo bairro notei um restaurante na rua 74 com a York ave. Mas como restaurantes aqui brotam como cogumelos eu não dei muita bola.
Há alguns dias o New York Times fez uma crítica ao restaurante então resolvi experimentar. A crítica era extremamente positiva, então resolvi arriscar.
Com a minha gravidez tive que diminuir consideravelmente o consumo de peixe cru. Minha médica não é muito xiita e me falou que comer peixe cru de vez em quando num restaurante com ótima reputação não tem problema, então escolhi o Tanoshi.
O preço do omakase. $47 dólares por 10 nigiris, 1 hosomaki e 1 temaki. Pode se considerar uma barganha aqui em Manhattan.
O sushiman/dono é o chefe Tanoshi que trabalhou muitos anos no restaurante do Iron Chef Morimoto.
Como moro pertinho cheguei uns 15 minutos antes do restaurante abrir. O restaurante não aceitas reservas. Você põe o seu nome em uma prancheta pendurada no lado de fora. São 12 lugares e o restaurante é minúsculo. Às seis horas em ponto o garçom abre a porta e acomoda os clientes por ordem de chegada. Tive sorte e como era dia de semana consegui lugar para o primeiro horário(são 3 opções - 6pm, 730pm e 9pm)


Como o restaurante não tem ainda a autorização para vender bebidas alcoólicas as únicas opções de bebida são cortesia(chá verde e água).
O restaurante não tem menu e serve algumas entradas - sashimi, tataki, polvo marinado e só.
Antes da refeição começar eles perguntam sobre o que você não come e se tem alguma alergia.
Depois é só observar o chefe trabalhar. Cada peça é colocada sobre uma folha na sua frente. O sushi já vem temperado com a quantidade de molho de soja e wasabi. Se você pedir mais molho de soja eles te explicam que adicionar mais molho de soja pode alterar o sabor, mas se você insistir eles tem dão mais molho de soja. Eu pessoalmente acho que num restaurante assim vale respeitar a receita do chefe. Mas quando minhas vizinhas de balcão resolveram fazer uma mistura de wasabi, gengibre e molho de soja em cima de um sushi de uni achei que o chefe fosse cometer um harakiri.


Experimentei muitas coisas que nunca tinha provado como buri envolto em folha de cerejeira-você cheira a folha e discarta antes de comer o sushi e também sushi de atum marinado com yuzu e temaki com a alga bem crocante, de atum apimentado com folhas de shiso. Mas acho que o melhor de todos foi o de salmão king maçaricado. A degustação termina com um sushi de ovas marinadas e o grand finale um sushi de uni.
O serviço é super atencioso, mas as banquetas não são muito confortáveis. Como são quatro funcionários (chefe, dois assistentes e um garçom) o restaurante não prepara nada para viagem, não tem sobremesa e nenhum prato quente.



Talvez essa não seja uma experiência que agrade a todos, mas para mim valeu muito a pena. O sushi foi um dos melhores que já provei e voltaria com certeza.

Tanoshi Sushi Bar
1372 York Ave entre ruas 73 e 74.
New York, NY 10021
Tel: 646-727-9056





7 comentários:

  1. Não sabia que você está grávida! Parabéns :-) Meu médico obstetra é descendente de japoneses e sempre me deixou comer peixe cru. Só tinha problema mesmo com a carne crua. Adorei sua resenha, muitos elementos pessoais, com certeza testarei este japonês na próxima viagem. Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu. Já estou na reta final então aproveitamos para comemorar pq esse é o tipo de restaurante que não dá para levar crianças pequenas.Eu gostei bastante, mas meu marido achou ok.
      Obrigada pela visita. Bjs

      Excluir
  2. Pelo seu post acho que somos vizinhas e temos a mesma obstetra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,
      Sera que a sua obstetra eh a Dra. Chen??
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Renata,
      Acho que ela eh a obstetra de todas as brasileira de NY. Que legal que vc mora por aqui. Se quiser podemos combinar um cafe qq dia desses.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir