Outro dia andando pelo bairro notei um restaurante na rua 74 com a York ave. Mas como restaurantes aqui brotam como cogumelos eu não dei muita bola.
Há alguns dias o New York Times fez uma crítica ao restaurante então resolvi experimentar. A crítica era extremamente positiva, então resolvi arriscar.
Com a minha gravidez tive que diminuir consideravelmente o consumo de peixe cru. Minha médica não é muito xiita e me falou que comer peixe cru de vez em quando num restaurante com ótima reputação não tem problema, então escolhi o Tanoshi.
O preço do omakase. $47 dólares por 10 nigiris, 1 hosomaki e 1 temaki. Pode se considerar uma barganha aqui em Manhattan.
O sushiman/dono é o chefe Tanoshi que trabalhou muitos anos no restaurante do Iron Chef Morimoto.
Como moro pertinho cheguei uns 15 minutos antes do restaurante abrir. O restaurante não aceitas reservas. Você põe o seu nome em uma prancheta pendurada no lado de fora. São 12 lugares e o restaurante é minúsculo. Às seis horas em ponto o garçom abre a porta e acomoda os clientes por ordem de chegada. Tive sorte e como era dia de semana consegui lugar para o primeiro horário(são 3 opções - 6pm, 730pm e 9pm)
Como o restaurante não tem ainda a autorização para vender bebidas alcoólicas as únicas opções de bebida são cortesia(chá verde e água).
O restaurante não tem menu e serve algumas entradas - sashimi, tataki, polvo marinado e só.
Antes da refeição começar eles perguntam sobre o que você não come e se tem alguma alergia.
Depois é só observar o chefe trabalhar. Cada peça é colocada sobre uma folha na sua frente. O sushi já vem temperado com a quantidade de molho de soja e wasabi. Se você pedir mais molho de soja eles te explicam que adicionar mais molho de soja pode alterar o sabor, mas se você insistir eles tem dão mais molho de soja. Eu pessoalmente acho que num restaurante assim vale respeitar a receita do chefe. Mas quando minhas vizinhas de balcão resolveram fazer uma mistura de wasabi, gengibre e molho de soja em cima de um sushi de uni achei que o chefe fosse cometer um harakiri.
O serviço é super atencioso, mas as banquetas não são muito confortáveis. Como são quatro funcionários (chefe, dois assistentes e um garçom) o restaurante não prepara nada para viagem, não tem sobremesa e nenhum prato quente.
Talvez essa não seja uma experiência que agrade a todos, mas para mim valeu muito a pena. O sushi foi um dos melhores que já provei e voltaria com certeza.
Tanoshi Sushi Bar
1372 York Ave entre ruas 73 e 74.
New York, NY 10021
Tel: 646-727-9056
Não sabia que você está grávida! Parabéns :-) Meu médico obstetra é descendente de japoneses e sempre me deixou comer peixe cru. Só tinha problema mesmo com a carne crua. Adorei sua resenha, muitos elementos pessoais, com certeza testarei este japonês na próxima viagem. Beijos,
ResponderExcluirOi Lu. Já estou na reta final então aproveitamos para comemorar pq esse é o tipo de restaurante que não dá para levar crianças pequenas.Eu gostei bastante, mas meu marido achou ok.
ExcluirObrigada pela visita. Bjs
Pelo seu post acho que somos vizinhas e temos a mesma obstetra!
ResponderExcluirOi Renata,
ExcluirSera que a sua obstetra eh a Dra. Chen??
Obrigada pela visita.
A própria!!
ResponderExcluirOi Renata,
ExcluirAcho que ela eh a obstetra de todas as brasileira de NY. Que legal que vc mora por aqui. Se quiser podemos combinar um cafe qq dia desses.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir