quarta-feira, 25 de abril de 2012

Chinês honesto e limpinho

Acho que falar de restaurante chinês em Manhattan é chover no molhado. Pesquisando no site menupages.com, New York tem mais de 1110 restaurantes chineses listados.  Claro que o espectro vai desde o chique Mr. Chow até os sujinhos de Chinatown. Sem falar nos restaurantes de Flushing em Queens que são considerados os autênticos e frequentados pela colônia chinesa. Na ConVnVenção de 2011 o Riq aproveitou para conhecer Flushing.

Mas em 2011 um casal de expatriados da China, cansados de trabalhar em Wall Street decidiram que Midtown merecia um restaurante chinês com qualidade e sem o temível MSG(glutamato monossódico). Eu como descendente de japoneses com certeza já consumi a minha cota para vida inteira de MSG, mais conhecido em terras brasucas como Ajinomoto. 

A localização do Cafe China é um pouco fora da muvuca, na rua 37th entre a Madison e Quinta avenida. Fica pertinho da Morgan Library e uns 5 minutos da Macy's. Achei um boa opção pra quem está passeando na região que inclui a Biblioteca Pública de NY e o Bryant Park.


O restaurante é ambientado na China pré Mao com fotos de antigas, lustres de cristal remetendo a um boudoir em Shangai. 


Fomos no horário de almoço e o restaurante oferece o menu completo e também almoço executivo com entrada(sopa ou rolinho primavera) e prato principal (preços de 8-13 dólares).
Escolhemos o arroz chinês com lascas de pato e barriga de porco com tofu defumado. As porções são bem generosas, comemos bastante e ainda sobrou pra levar para casa.
O arroz bem acima da média. Nada parecido com aquele arroz chinês tingido de molho de soja salpicado de milho(??), ervilha e cenoura. O arroz do Cafe China tem generosas lascas de pato defumado, ovo, cebolinha e arroz fresquinho.


 A barriga de porco com tofu defumado, cenoura e pimentão acompanha arroz branco ou integral. A carne de porco estava macia com um pouco de excesso de gordura, mas não comprometeu muito o prato. O tofu defumado cortado em finas fatias acrescenta um toque especial e dá pra fazer de conta que é um prato light e saudável.


O restaurante não oferece sobremesas como manda a tradição chinesa. Mas tem carta de vinhos e oferece coquetéis com ingredientes frescos como martini de lichia ou com infusão de alecrim e zimbro.
 
O Cafe China está localizado na 13 East 37th street entre Madison e Quinta avenida em Midtown.


2 comentários: