sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Parece cartão postal e só a 45 minutos de Manhattan












Acho que uma das coisas que mais surpreendem as visitas aqui em casa são as muitas opções de passeios fora de Nova York
Para aproveitar a beleza do outono, seguindo o conselho de uma amiga, fomos visitar a Stonebarns Center num dia de semana. O centro fica a 45 minutos de carro de Manhattan mas precisa de um GPS ou o velho mapa de papel para não se perder.

       A estória do centro agrícola é bem diferente das fazendas que estão abertas nessa época para a colheita de maçã. Eles não produzem nada em grande escala e tudo o que é produzido ali é usado para consumo no restaurante ou no café da propriedade. O objetivo do centro é educar e criar consciência sobre a importância do cultivo sustentável e de desenvolver novas técnicas de agricultura.
       Além do café, o Stonebarns tem um restaurante com 2 estrelas do Michelin comandado pelo chefe Dan Barber. Ele é dos grandes chefes que apoia o movimento farm to table que nada mais é da horta para mesa sem muitos intermediários e comida seguindo as estações do ano.
       O centro agrícola oferece visitas guiadas mas como nós estávamos com criança pequena entao optamos por pegar um mapa e sair caminhando.


            Visitamos o galinheiro, as estufas com muita variedade de verduras e legumes outonais (vários tipos de couve, mostardas, cenouras e batatas). Há tambem uma criação de ovelhas para leite e carne. É como estamos na época do dia de Ação de Graças os perus também estavam prontos para o abate.
            Achei a proposta muito interessante e ver o que você compra no supermercado de perto me fez repensar muito sobre desperdício e a quantidade de proteína animal que eu consumo. A energia despendida em criar um animal para nosso consumo é imensa e quando compramos o frango ou a carne na bandeja de isopor no supermercado muitas vezes esquecemos que a carne moída já foi um boi que demorou muito para crescer e que demandou o trabalho de muitas pessoas.
            Como fomos de dia, o restaurante Blue Hill não estava aberto (só funciona para o jantar) e comemos no café. A comida deliciosa, as pessoas muito simpáticas e bem contentes de trabalhar no centro.



            A beleza do centro parece ter saído de um editorial da revista da Martha Stewart. Tudo com aquela carinha de painel do Pinterest. Até as folhas de outono e a cor envelhecida da madeira combinavam.

            Foi um passeio muito legal. O Kenzo conheceu pessoalmente alguns animais, ja que em NYC ele soh conhecia pombos, esquilos e ratos.